sábado, abril 15, 2006

GONDIÃES



Freguesia portuguesa situada na extremidade Nordestina do concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, Gondiães confronta com três concelhos, Montalegre, Boticas e Ribeira de Pena. Apesar de consideravelmente extensa a freguesia é pouco populosa. O seu relevo é levemente ondulado e é caracterizado a leste pela bacia orográfica do Rio Bessa. É uma terra fértil e abundante em caça, pesca e floresta.

A Festa das Papas decorre alternadamente no Lugar do Samão e Gondiães, a 20 de Janeiro. No dia de festa comem-se as papas, a broa, o toucinho e bebe-se o vinho. Tudo preparado pelos habitantes durante uma semana, para no dia da festa ser benzido. Algumas pessoas levam consigo parte da broa que guardam durante algum tempo por causa da “mezinha” que acreditam existir no pão benzido.

Do património edificado, destaca-se a modesta igreja de S. Martinho de Gondiães e a capela de N. Senhora dos Remédios, o matadouro da Picota e a ponte de arame sobre o rio Bessa. A agricultura e a floresta são as principais actividades económicas. No artesanato destacam-se as meias de lã.A Associação Cultural e Desportiva de Gondiães, Grupo Associativo do Samão (GAS), Associação Dinamizadora dos Interesses de Gondiães (ADIG) e a Assiciação de Caça e Pesca de Gondiães, são as colectividades existentes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gondiaes é um jardim toda a gente diz assim que linda a nossa terra !!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Frias não era preciso teres dito ve-se logo que não conheces gondiães senão não dizias isso...
Gondiães sim é LINDO olha só para as fotos!!!

Anónimo disse...

Gondiães...linda terra...e claro grande blog parabens...